MacBook

MacBook

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Novo cavalo de Troia para Mac, ataca arquivo Java e MSWord

Apesar de já sabermos e de termos verificado e/ou exterminado o famoso vírus  “Flashback, os sabidões do mal(crackers) continuam querendo  de qualquer forma buscar meios para infectar e prejudicar nossos Mac's. No dia 16/04/12, pelas notícias que correm o mundo cibernético, chegam informações sobre um novo cavalo de Troia, chamado “SabPab”.
As variantes do “SabPab” foram identificadas pelas empresas Kaspersky Lab como Backdoor.OSX.SabPub.a e pela Sophos como OSX/Sabpab-A, as quais verificaram as vulnerabilidades do vírus nas aliacções em Java e documentos do Microsoft Word.
A vulnerabilidade de Java é uma das mesmas que o “Flashback” explorava no passado, já corrigida nos últimos updates liberados pela Apple. Os sabidões do mal (crackers) ainda desejam uma oportunidade em tomar controle de máquinas de usuários desinformados quanto às atualizações.
Então que tal verificarmos e certificarmos se estamos ou não infectados? Basta procurarmos pela presença dos arquivos ~/Library/Preferences/com.apple.PubSabAgent.pfile e/ou ~/Library/LaunchAgents/com.apple.PubSabAGent.plist em nossas máquinas. Atenção! Para essa verificação,  não precisa que o usuário digite a sua senha de administrador para prosseguir.
Segundo as empresas acima citadas, o nível de risco relacionado com o “SabPab” pode ser considerado baixíssimo, até porque ele ainda está  pouco disseminado na rede.

Postagens + Visualizadas!

SITES, FÓRUNS & BLOGS