MacBook

MacBook

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Grande dica: Como manter o Mac OS e seus dados em discos separados!



Pesquisando pela internet achei a seguinte dúvida de um usário:
“Estou planejando comprar um novo Mac e gostaria de manter meu sistema em um disco (talvez em um SSD – disco de estado sólido) e meus dados em outro disco. Como posso fazer isso? É possível manter meu diretório Home em um disco separado do disco de inicialização?”
O site pesquisado informou o seguinte:
Sim, é possível. Antigamente teráimos que copiar a pasta Home para o outro HD e depois apontar para ele por meio de links simbólicos; o que hoje não é preciso. Sendo assim, quando for configurar seu novo Mac, terá segundo o site que fazer o seguinte:
  • "Passe pelo processo usual de instalação. Uma vez que tiver completado esse processo, conecte o disco no qual gostaria de salvar seus dados. Copie sua pasta de usuário a partir do diretório Usuários (Users) no nível raiz do seu HD para o HD externo. (Você precisará entrar com nome de usuário e senha para autorizar isso.) Abra as Preferências de Sistema (System Preferences) e escolha a preferência Usuários e Grupos (Users & Groups) – chamada de Contas (Accounts) em versões do Mac OS X anteriores ao Lion. Clique no ícone de cadeado na parte inferior da janela e digite seu nome de administrador e senha e depois clique em Destravar (Unlock)."
  • "Segure a tecla Control apertada, clique no nome da sua conta, e escolha Opções Avançadas (Advanced Options). Na planilha que aparecer, clique no botão Selecionar (Choose) próximo ao campo Diretório Home (Home Directory). Navegue até a pasta Home que você moveu para o HD externo, selecione-a, e clique em Abrir. Você verá que o caminho para essa pasta agora aparece no campo Diretório Home - /Volumes/DriveB/seunomedeusuário, por exemplo. Essa é a sua nova pasta Home. Tudo que normalmente estava armazenado na pasta Home – imagens, filmes, músicas, documentos e arquivos preferenciais – estará armazenado aí."
Depois de tudo voc~e deverá testar  a conta para que haja a confirmação que ela está funcionando corretamente.  Sendo assim, acesse o iTunes, certificando que uma pasta iTunes seja criada na pasta Música dentro do diretório Home. Se tudo estiver funcionando bem, poderá apagar a pasta Home original no drive de inicialização.
Importante! Ainda não terminou. Retorne para as preferências de sistema e em  Usuários e Grupos, crie uma nova conta de administrador. Por quê? Se o seu HD externo quebrar ou algo assim e seu disco interno não tiver um diretório de usuário, você não conseguirá inicializar esse drive em uma conta com funcionamento total. Com essa conta extra, você pode. Está aí uma  grande dica para quem quiser e precisa realmente fazer isso
.

Postagens + Visualizadas!

SITES, FÓRUNS & BLOGS