MacBook

MacBook

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dicas para maximizar a carga da bateria de seu MacBook

Se você não têm o costume de visitar a área de suporte da Apple, aí vai uma boa dica sobre como maximizar a carga da bateria de seu MacBook. Sabemos que a vida útil da bateria do seu MacBook depende da configuração e do modo de sua utilização. A seguir vai algumas dicas que podem ser úteis para que você tenha o máximo proveito da bateria de seu MacBook, MacBook Pro ou MacBook Air.
Sobre o menu de status da bateria
O menu de status da bateria mostra a você a quantidade de recarga na bateria e se ela está sendo recarregada no momento. Esse menu fica à direita da barra de menus:
Menu de bateria
O menu de status da bateria é atualizado frequentemente e alterado de acordo com o brilho da tela e a carga de trabalho do sistema.
Por exemplo, se você estiver usando um MacBook Pro (13 polegadas, meados de 2010) para editar um documento de texto e a barra de menus estiver relatar oito horas de vida útil da bateria e, em seguida, você fechar o documento de texto e começar a reproduzir um filme em DVD, o tempo restante na barra de menus diminuirá. Se você sair imediatamente do reprodutor de DVD e retomar a edição do documento de texto, o tempo restante exibido na barra de menus deverá aumentar novamente devido à utilização reduzida de energia pelo computador.
 Se o seu MacBook já estiver executando o Mac OS X v10.6.x ou posterior, você poderá manter a tecla Option pressionada e clicar no menu de status da bateria para exibir as condições da sua bateria, de acordo com a imagem a seguir:

As condições da bateria podem ajudar você a determinar se ela precisa ser substituída:
  •  Se a condição for "Normal", a bateria está funcionando normalmente.
  •  Se a condição for "É Preciso Trocá-la em Breve", ela continua funcionando, mas talvez esteja começando a perder a sua capacidade de armazenar uma recarga.
  •  Se a condição for "É Preciso Trocá-la Agora" ou "Verifique a Bateria", a bateria precisará ser substituída. Se você pretende ir até uma Revendedora Apple Store, agende uma visita na Genius Bar pelo endereço http://www.apple.com/retail/geniusbar/ (disponível somente em alguns países).
    A garantia de um ano inclui a cobertura de substituição de uma bateria com defeito. Você pode ampliar para três anos a cobertura de substituição de uma bateria com defeito, a partir da data de compra do seu notebook com o AppleCare Protection Plan. No entanto, o AppleCare Protection Plan para notebooks não cobre baterias que pararam de funcionar ou que estejam exibindo capacidade reduzida, exceto quando for resultante de um defeito de fabricação.
Definir o brilho da tela para o menor nível confortável

O brilho da tela pode ter o maior impacto na vida útil da bateria.  Pressione a tecla F1 para escurecer a tela até que o brilho esteja o mais baixo possível e a tela ainda esteja confortável para visualização.  Por exemplo, em um computador MacBook Pro (15 polegadas, meados de 2010), é possível aumentar a vida útil da bateria em até três horas, alterando o brilho da tela de 100% para uma configuração média, conforme mostra a imagem a seguir:
Configurações de brilho da tela
Otimizar as configurações de sua bateria nas preferências do Economizador de Energia
  1. No menu Apple, escolha Preferências do Sistema .
  2. No menu Visualizar, selecioneEconomizador de Energia.
As opções no painel de preferência do Economizador de Energia poderão variar de acordo com o computador portátil da Apple e com a versão do sistema operacional. Alguns exemplos de itens que podem ser ativados para economizar energia incluem:
  • Colocar o disco rígido em repouso sempre que possível.
  • Escurecer levemente a tela ao utilizar esta fonte de alimentação. (Escolha "Bateria" ou "Adaptador de Alimentação".)
  • Reduzir automaticamente o brilho da tela antes que ela entre em repouso.
  • Configurar os controles deslizantes de repouso da tela e do computador para induzir ao repouso da tela ou do computador mais rapidamente.
  • Escolher a opção Maior vida útil da bateria, se disponível.
  • Escolher Alternação automática de gráficos, se disponível.
Algumas dessas configurações colocarão o disco rígido no modo de repouso sempre que possível e reduzirão o desempenho do microprocessador e dos gráficos do computador para maximizar a vida útil da bateria. Se você estiver usando aplicativos que exijam muito do processados ou utilizem muitos gráficos, talvez seja necessário alterar essas configurações para que o desempenho seja maximizado no gasto da vida útil da bateria.
Desempenho gráfico
As configurações de desempenho de gráficos podem influenciar no tempo de execução da bateria. O MacBook Pro (15 polegadas, meados de 2010) e o MacBook Pro (17 polegadas, meados de 2010) incluem um recurso no painel Preferências do Sistema do Economizador de Energia, denominado "Alternação automática de gráficos", que permite o ajuste do desempenho de gráficos.  Esse recurso é ativado por padrão para permitir que o computador alterne automaticamente para o sistema de gráficos ideal para os aplicativos em execução no computador no momento.  Usar essa opção também pode aumentar a duração da bateria. 
Dica: A execução de aplicativos que utilizam muitos gráficos, como jogos 3D, Aperture, iMovie, iPhoto etc., consome mais energia. Ao sair desses aplicativos, você permitirá que o computador alterne para o processador de gráficos econômico, que pode aumentar a vida útil da bateria.
O MacBook Pro (15 polegadas, final de 2008), o MacBook Pro (17 polegadas, início de 2009) e posteriores incluem um recurso no Painel de Preferências do sistema do Economizador de Energia para ajustar o desempenho de gráficos. Você pode selecionar "Maior vida útil da bateria" ou "Maior desempenho".
  • Selecione "Maior vida útil da bateria" quando não estiver usando aplicativos que utilizem muitos gráficos ou quando o uso do adaptador MagSafe for limitado.
  • Selecione "Maior desempenho" quando estiver jogando ou executando outras tarefas que envolvem processamento intenso de gráficos. 
Por padrão, os computadores MacBook Pro (15 polegadas, final de 2008) e posteriores usam a opção Maior vida útil da bateria.
Desativar tecnologias e recursos não utilizados
Da mesma maneira que você apaga as luzes de um quarto não utilizado, desligar recursos e tecnologias não utilizadas podem ajudá-lo a maximizar a vida útil de sua bateria. Veja aqui algumas sugestões:
  • Ejete os CDs e DVDs que não esteja mais usando. Algumas vezes, a unidade óptica gira para ler CDs ou DVDs que estão na unidade. Isso consome uma pequena quantidade de energia.
  • Desconecte os periféricos quando não os estiver usando. Periféricos conectados, como impressoras e câmeras digitais, podem usar energia da bateria mesmo quando não estão em uso.
  • Encerre qualquer aplicativo descontrolado.
  • Saia de qualquer aplicativo que esteja em execução, mas não esteja em uso.
Se você estiver em um local onde não seja necessário usar AirPort ou Bluetooth, desative-os para economizar energia.
Desligue o AirPort a partir da barra de menus:
  1. Na barra de menus, clique no ícone do AirPort .
  2. No menu suspenso, escolha a opção Desativar AirPort.
Desligue o Bluetooth a partir da barra de menus:
  1. Na barra de menus, clique no ícone do Bluetooth .
  2. No menu suspenso, escolha a opção Desativar Bluetooth.
Você também pode desligar o Bluetooth e o AirPort a partir das Preferências do Sistema:
  1. No menu Apple, escolha Preferências do Sistema .
  2. No menu Visualização, escolha Bluetooth ou Rede para abrir o painel Preferências do Sistema adequado.
Sobre os direitos da vida útil da bateria da Apple
A vida útil da bateria em circulação é calculada com base em um teste de consumo de energia que envolve a navegação sem fio de vários sites e a edição de texto em um documento de processamento de texto com a configuração média de brilho da tela.
Quanto mais intensa a utilização de um computador, maior será o gasto da bateria. Por exemplo, enquanto um MacBook Pro (15 polegadas, meados de 2010), realizando as atividades descritas acima, obtém até nove horas de vida útil da bateria, o mesmo MacBook Pro, reproduzindo filmes em DVD com a configuração máxima de brilho, gastará mais rapidamente a bateria.

Informações Adicionais

Para obter mais informações sobre baterias, consulte http://www.apple.com/br/batteries/notebooks.html.

Postagens + Visualizadas!

SITES, FÓRUNS & BLOGS