10/08/2010 Reportagem Revista MAC + Edição 37
Seu Mac está protegido contra vírus? Leia e acesse essa matéria abaixo e saiba mais sobre isso!
Os fãs dos produtos da Apple, em especial o Macintosh e seu sistema operacional, Mac OS X, sempre tiveram orgulho em dizer que utilizam um sistema muito mais avançado e seguro que o Windows, seja ele XP ou Vista. Temos de reconhecer que a Microsoft realizou muitos avanços na área de segurança de seus sistemas operacionais nos últimos cinco anos, mesmo que à custa de perda da usabilidade. Hoje, o desenvolvimento seguro de sistemas é parte da estratégia da Microsoft, e já não ocorrem, como no passado, infecções em massa nos sistemas.
De qualquer modo, para nós, fãs do Mac, não dá para comparar. Com o kernel (o coração do sistema operacional) baseado no FreeBSD (Berkeley Software Distribution), que é UNIX-like, como Linux, o Mac OS X é um sistema operacional muito mais estável, seguro e de fácil utilização, tendo diversas configurações de segurança ativas já no momento da instalação, o que o torna muito menos vulnerável a ataques e invasões. Além disso, não existem vírus para o Mac OS X (mais sobre isso a seguir)!
Entretanto, nem tudo são flores. Recentemente, um trojan (também conhecido como cavalo-de-tróia, um programa que permite controlar outros computadores remotamente, entre outras coisas) foi propagado e contaminou diversos Macs ao redor do mundo, embutido em cópias piratas do iWork ‘09, distribuídas por meio de redes para compartilhamento de arquivos. E por dois anos consecutivos (2008 e 2009), no evento CanSecWest’s PWN2OWN (cansecwest.com), promovido pela empresa 3Com TippingPoint, que serve para comparar a segurança entre os sistemas operacionais Windows, Macintosh e Linux, o Mac foi o grande perdedor, tendo sido o primeiro a ser invadido nos dois anos consecutivos, sendo que em 2009, em menos de dez segundos! O pesquisador de segurança responsável pela descoberta dessas vulnerabilidades ganhou US$ 10 mil em 2008 e US$ 5 mil em 2009, além dos Macbooks que ele invadiu, e declarou que optou pelo Mac por ser o mais fácil de invadir.
Como usuários de Mac, podemos dizer que “não é bem assim”, que os responsáveis pelas invasões nesses concursos se prepararam muito tempo para isso, que nenhum sistema operacional é 100% seguro e que, por outro lado, nenhuma dessas falhas de segurança se tornou uma epidemia incontrolável. Também podemos dizer que, devido ao número de usuários de Mac ser muito menor que o de Windows, ninguém teria interesse em criar programas maliciosos (vírus, programas espiões etc.) para o OS X por uma simples razão: é muito mais produtivo criar essas ameaças para atingir o maior número de computadores possível.
Tudo isso é verdade. Além do mais, os profetas do apocalipse do Mac vivem há anos dizendo que toda essa tranquilidade irá acabar porque o número de usuários do Mac está crescendo, que vão começar a existir vírus para Mac, que os usuários não utilizam antivírus perderão seus dados, entre outras ameaças. Mas a vida continua igual. No entanto, isso não é justificativa para você não tomar um mínimo de cuidados para garantir seus dados e sua privacidade, e também não ficar propagando arquivos com vírus ou programas espiões para os usuário de Windows. Pior do que falta de segurança é uma falsa sensação de segurança total.
O assunto é sério. De que adianta ser imune a vírus, se você e seu Mac podem estar replicando essas ameaças para outras pessoas que usam Windows? Como dissemos, ainda que o Mac OS X seja muito menos vulnerável e esteja sujeito a um número menor de ataques e ameaças que o Windows (o próprio exército norte-americanos utiliza Macs para grande parte de seu parque de computadores), você precisa saber como configurar seu computador para reduzir a probabilidade de ser vítima de uma invasão ou de um programa espião que roube seus dados bancários.
Apesar de se vangloriar em seus comerciais da série Get A Mac, a Apple sabe que é preciso estar consciente sobre o problema. Por isso, ela montou uma documentação sobre segurança em seu site, em inglês. Recomendamos, em especial, dois manuais: Mac OS X Security Technical Brief (http://tinyurl.com/2mcgav) e Mac OS X Security Configuration For Version 10.5 Leopard Second Edition (em http://tinyurl.com/qxt4oh), que é o manual completo de configurações de segurança do sistema.
Agora, mãos à obra. Vamos apresentar um roteiro simples para configurar a segurança de seu Mac, utilizando os recursos do próprio sistema ou utilizando outros aplicativos, pagos ou gratuitos. São dez dicas fáceis de seguir e que fornecem um excelente nível de proteção…
Quer saber mais? Acesse então o link (http://macmais.terra.com.br/materias/seu-mac-esta-protegido/)
MacBook

Postagens + Visualizadas!
-
Um amigo está com problemas de lentidão em seu MacBook Pro e procurando aqui e ali na página de suporte da Apple BR achei esse artigo bem...
-
A tecla Tab pode ser muito útil quando usamos um editor de textou ou em uma planilha, certo? No Mac ela possui alguns truques bem legais, v...
-
Como sabemos toda atualização do sistema da Apple vem sempre com um papel de parede padrão e parece não ser diferente para a futura versão...
-
Pode até parecer coisa antiga, mas com certeza existe alguém com um desses modelos e acho válido replicar essa matéria extaríd...
-
A Apple lançou uma atualização do Java no Mac OS X 10.6 e 10.7 e já estão disponíveis via Software Update no seu Mac . Segue o...
SITES, FÓRUNS & BLOGS
Steve Jobs
Isso se chama comprometimento !
Apple vai substituir base de borracha(gabinete inferior) de MacBook com defeito
Seu MacBook está lento? Vale as dicas abaixo...
Início
Apple prepara suposta atualização para Snow Leopard
Postagens mais antigas
Postagens (Atom)
Apple Brasil
Tim Cook, o substituto de Steve Jobs na Apple...
Inovação: A Arte de Steve Jobs
Como fazer um disco de instalação inicializável do Mac OS X Lion !
Steve Jobs não é mais presidente da Apple e agora?
Suporte Apple Brasil - MacBook
Obrigado Steve Jobs!
Dowloads Aplicativos Apple
Algumas funções do teclado no OS X Lion...
Assistência Técnica Apple